Atraso de linguagem

O desenvolvimento da linguagem e da fala humana iniciam muito cedo. Para se ter uma ideia, desde o período gestacional o bebê pode ouvir sons por volta da 12ª semana de gestação, e responder aos sons de fala com movimentos a partir da 24ª semana. Assim, o reconhecimento das vozes e outros sons evolui continuamente após o nascimento, junto das formas não-verbais de comunicação, como o olhar para o rosto das pessoas, sorrir para elas, e iniciar a vocalização (a chamada linguagem de bebês). Por volta de 1 ano de idade, a compreensão de palavras deve ter avançado e espera-se o “papa” e “mama”, que enchem os pais de alegria e marcam o que se espera com início do desenvolvimento da fala propriamente dito.

O atraso de linguagem, caracteriza-se pela ausência ou retardo no surgimento da linguagem oral, na idade em que isso normalmente ocorre. O atraso de linguagem pode ser identificado nas crianças que apresentam ausência da linguagem oral, articulação pobre, vocabulário deficiente para sua idade, dificuldades na estruturação de sentenças e dificuldades em organizar o pensamento.

Desenvolvimento esperado da linguagem
0 – 3 meses Presta atenção a sons, acalma com a voz do cuidador, emite alguns sons.
3 – 6 meses Emite sons como se estivesse conversando, imita alguns sons que ouve.
6 – 12 meses Entende “não”, tchau e outras palavras comuns, começa falar palavras ou sílabas simples.
12 – 18 meses Identifica partes do corpo, aponta o que quer, pode combinar palavras simples.
18 – 24 meses Combina palavras, fala em torno de 20 palavras diferentes
2 – 3 anos Fala frases de 2 a 3 palavras, responde sim e não, pode ter fala ainda não totalmente compreensível
Até 4 anos Pode ter dificuldade como “R” e encontros consonantais como “LH”, mas fala frases e relatos, inventa histórias

A mãe, pai, cuidador ao perceber o atraso de linguagem devem procurar o fonoaudiólogo pois, quanto mais cedo a criança iniciar o tratamento, maiores serão as possibilidades de superação. Em alguns casos a própria família pode ser orientada e a criança não necessitar de terapia.